LIVRO "I AM THAT" - EU SOU AQUILO
TRADUÇÃO DE CÉLIA M.
Click aqui ou na imagem do livro para fazer o download do arquivo PDF.
Nota: O índice automático só funciona quando o arquivo PDF foi baixado.
Hoje eu quero falar sobre o livro do Maharaj, nosso Bidi, meu muito íntimo, amado e tão presente Mestre! Não sei vocês, mas para mim, nenhuma das traduções disponíveis na internet (PDF) conseguiu transmitir a verdadeira experiência de estar tête-à-tête, face to face com a verdade e a intensidade do conteúdo Absoluto que este livro tem.
Estou falando do livro "I AM THAT" - Talks With Sri Nisargadatta Maharaj, que é uma compilação de palestras, conversas no estilo perguntas e respostas. Um verdadeiro tesouro de sabedoria eterna que nos ajuda a compreender quem realmente somos e a natureza atemporal do Ser.
As versões que encontrei em português, espanhol e francês estão muito desencontradas (em termos de tradução) da original em inglês. E foi por isso que decidi fazer minha própria tradução.
Tentei ler o PDF tanto em português quanto em espanhol, mas não consegui ir muito longe. Não rolou! A leitura não fluía! Era muito confuso, com termos traduzidos muito literalmente, muito ao pé da letra.
Exemplos disso são as palavras -"particular" e "universal", que foram traduzidas como são, literalmente, mas na verdade, se trata de um conceito metafísico conhecido como "Os particulares e os Universais". Ficou muito confuso e sem sentido, e esse é apenas um dos casos. Fiz uma nota de tradução com o significado e um link para facilitar a compreensão, se interessar.
Assim, decidi traduzir para mim e compartilhar com os amigos. Ver link acima para download da tradução.
Acho que o segredo de uma boa tradução é manter o espírito do livro e o texto original. Porém, para algumas palavras, utilizei uma forma simples para facilitar a compreensão, usando cores para destacar palavras como consciência, que, no inglês, tem duas formas distintas: awareness e consciousness. Também incluí anotações entre parênteses, com uma fonte (tamanho) de letra menor, para não confundir com as anotações do livro original. Um estilo muito meu, muito simples e muito aberto.
Segue abaixo uma pesquisa que fiz sobre alguns termos bastante usados no texto, o que pode ajudar e proporcionar mais clareza e compreensão, garantindo uma leitura de qualidade. Pode ser consultada a qualquer momento em que você se deparar com esses termos do livro e quiser dar uma clareada.
Bem, é isso!
Espero que você tenha uma experiência tão maravilhosa quanto tive ao ler este material tão rico e tão querido aos corações ávidos por viver tudo isso de maravilhoso que é Ser Um com tudo o que é!
*****
Consciência (Awareness)
e
Consciência (consciousness)
Na tradução, diferenciei os termos pelas cores e também a palavra Consciência (Awareness) foi escrita com letra maiúscula.
Consciousness: Consciência
- A consciência que pode ser pensada como um processo cognitivo dualista, corporificado e incorporado. Em sua forma mais simples, é a percepção da existência interna e externa, como estar ciente de coisas ao seu redor ou algo dentro de si mesmo.
- A consciousness é sempre de alguma coisa.
- É parcial e mutável
- É relativa ao seu conteúdo
Awareness: Consciência
- É a Consciência que vivencia além da mente, a Consciência que parece ser completamente ilimitada, infinita, onipresente e abrangente, a Consciência que parece ser uma essência fundamental da criação. É a autoconsciência sempre presente, sempre renovada e afetiva que pode estar consciente de si mesma, bem como da dualidade sujeito-objeto contínua e dos conteúdos cognitivos conscientes.
- A Awareness é absoluta
- É um processo não-dual e não-local
- É total, imutável, calma e silenciosa
- É a matriz comum de toda experiência
Consciência (consciousness)
Quando usamos o termo consciência (consciousness), reunimos nosso cérebro, o conhecimento armazenado na memória, o processo de pensamento, vários sentimentos, emoções, nossas opiniões, conclusões, crenças, dogmas, ansiedades, desejos, medo, ciúme, raiva, afeição, apegos, ódio, rivalidade e muitas outras coisas que podemos exibir ou encontrar em nossa vida diária. A consciência (consciousness) significa tudo isso ou, em outras palavras, a consciência (consciousness) é o seu conteúdo. O conteúdo da nossa consciência (consciousness) constitui a consciência (consciousness). como J. Krishnamurti colocou.
Consciência (Awareness)
Como a Consciência (Awareness) é de cada momento no tempo presente, é um processo total, diferente da consciência (consciousness) que é apenas parcial e nunca total. Somente com a Consciência (Awareness) pode-se conhecer a realidade, pois a realidade está sempre no momento presente. Enquanto a consciência (consciousness) nunca pode alcançar a realidade, pois opera com o conhecimento passado que nada mais é do que uma ideia que está morta e, portanto, não é real.
Sri Nisargadatta Maharaj:
“A consciência (consciousness) é um atributo, enquanto a Consciência (Awareness) não é; pode-se estar consciente (aware) de estar consciente (conscious), mas não estar consciente (conscious) da Consciência (Awareness). Deus é a totalidade da consciência (consciousness), mas a Consciência (Awareness) está além de todo-ser, bem como do não-ser."
Consciente (conscious)
e
Consciente (aware)
Conscious: Consciente
- Faculdade Mental
- Parte racional da mente
Aware: Consciente
- Que sabe, que tem noção
- Atento, alerta, ciente, cônscio
Autoconsciência (self-consciousness)
e
Autoconsciência (self-awareness)
Self-consciousness: Autoconsciência
- A Autoconsciência (self-consciousness) faz com que o indivíduo se sinta preocupado consigo mesmo.
- Também se refere a uma forma de consciência que um indivíduo tem. É quase similar a uma preocupação que um indivíduo tem, onde ele estará consciente de seus movimentos e comportamento.
Self-awareness: Autoconsciência
- Autoconsciência (self-awareness) pode ser entendida como a Consciência ou conhecimento que um indivíduo tem de si mesmo.
Diferença entre self-awareness e self-consciousness
Ao contrário da autoconsciência self-awareness, que num contexto filosófico é ter Consciência de si mesmo como indivíduo, a autoconsciência self-consciousness – estar excessivamente consciente da própria aparência ou comportamento – pode ser um problema às vezes. Quando surge uma preocupação excessiva com a sua própria imagem em relação a outras pessoas e a si mesmo.
*****
Fontes: